Emocionado, transcrevo abaixo o comentário escrito pela querida sobrinha Ione Ramos de Oliveira, que, com sua memória bem mais jovem, deixa correr solta a sensibilidade da artista plástica reconhecida que é, ao descrever a saudade que que lhe vem na alma ao recordar da velha casa da Vovó, das pessoas e das coisas que lá existiram.Obrigado pelo enriquecimento que agregou ao meu modesto trabalho.
"Querido tio.
Retornei aos tempos em que era criança, chorei, sorri, sonhei, senti muitas saudade, da Tia Ziloca, do tio Godo, do Casarão em que eu gostava tanto de correr pelo corredor que ligava a sala de visitas a sala de jantar, fui ate o quarto da Vovó,que eu gostava de olhar o pé de algodão que tinha na janela do quarto dela e sentava na soleira da janela. Gostava de olhar e imaginar a atafona, por que na época ja era semi destruida, gostava de ir pro quarto da tia Ziloca e mexer no enxoval dela, que tinha bordados lindíssimos (deve ser dai que passei a gostar de bordar) do oratório que havia no quarto dela do pé de camélia e do jogo de montar palácios que era seu e que era muito bem guardado pela vovó pra quando fóssemos lá, mas quando não queríamos mais tínhamos que guardar tudo e eu me irritava e a Nana (Cleni) que guardava rsrsrsr. Lembro do sofrimento da Tia Ziloca com uma dor horrível nos ossos da boca, não sei o que era aquilo.
Lembro muito bem da Vovó fazendo rosquinhas de polvilho fritas que eu sempre correndo ia pegando ainda quente. Lembro do pé de lima que tinha lá perto da contrução de 3 andares, Meu Deus quanta saudades e dos meus aniversários que a Vovó nunca deixou de me dar uma galinha e o Tio Alberto um corte de vestido. A Vovó era minha madrinha e o tio Alberto meu padrinho. Lembro bem também do Sr. tirando fotos nossas que era o máximo ter uma máquina fotográfica. A entrada da chácara tinha um atoleiro que muitos lutaram pra os carros não ficarem por ali, e eu torcia sempre pro pai não me mandar abrir a cancela, mas era quase sempre comigo, rsrsrsrsrs. Que felicidade eram aqueles tempos né tio?
Bem só hoje eu descobri o nome do meu bisavô. Tio e se o Sr. fizesse uma retrospectiva da familia antes do Vovô e da Vovó?? Fica a sugestão. Bjs a tia Gladis e especialmente ao Senhor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário