sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Gente Nova

=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=



Aí  está mais uma prova de Papai Noel não esquece de ninguém.  Mesmo com dois dias de atraso lembrou ainda de passar na casa dos estimados sobrinhos Jairinho e Nathália, para entregar-lhes aquele pedido especial que haviam feito há nove meses. Trata-se de uma linda bonequinha, modelo produzido somente sob encomenda (por isso demora um pouco a chegar aos destinatários, mas com a vantagem de não haver outra igual no mundo), a que deram o nome de Antonella. Finalmente foi entregue ontem, 27 de dezembro de 2012, pesando 3,0l kgs.


A menina é primogênita de Jairo e Nathália,  1ª neta de Gilmar e Guacira, 7º bisneto e 25º descendente do casal Ivo e Mariana, 13º trineto  e  105º descendente direto de Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, casados em 1921, em Santo Antonio da Patrulha.

Seja bem vinda querida Antonella. Parabéns aos felizes papais pelo lindo presente de Natal. Que Deus os abençoe.

=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal da Família

=n=n=n=n=n=n=n=n=n=n


Ontem, dia de Natal, aconteceu mais uma festa de congraçamento da família Antonio e Gladys Oliveira, com a satisfação de reunir a totalidade dos descendentes, fato raro no momento, tanto pela  diversidade dos endereços residenciais, como também pelos compromissos  particulares de cada um.
Foi um encontro festivo de muita alegria, onde tivemos  oportunidade de conhecer nosso bisneto Francisco, belo garotão, forte e saudável, nascido em 16 de novembro último, primogênito do casal Amaro e Itamara, residente em Florianópolis/SC.
O evento culminou com a divertida troca de presentes chamada “brincadeira do amigo ladrão”, que consiste no sorteio de um número de ordem para cada participante, a fim de que possa escolher seu presente, entre os vários que se encontram fechados e à disposição, abrindo seu pacote e mostrando aos demais. A seguir o próximo sorteado, terá duas opções:  correr o risco de pegar um novo pacote fechado, ou “roubar”um daqueles que já foram abertos, cujo conteúdo   é conhecido, dando nova chance à “vítima”  para que  faça outra escolha, podendo lucrar ou perder, apenas quanto a utilidade, já que os valores são semelhantes. Assim, segue-se o divertimento, sucessivamente, até que último participante seja contemplado. Ao final, todos satisfeitos.  Muito bom.
Obrigado aos queridos familiares. Feliz Natal. Que Deus os abençoe. Até a próxima...

Algumas fotos:








quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Formatura Lúcia

=L=L=L=L=L=L=L=L=L=L=

Estamos publicando abaixo, com grande satisfação e orgulho, algumas fotos que registram os atos de formatura da nossa amada neta Lúcia, que acaba de concluir o ensino fundamental na Escola República Argentina, do Jardim Lindóia, em Porto Alegre. A solenidade de formatura, bem como as festividades posteriores próprias do evento, tiveram lugar em 19.12.2012, na sede da Sociedade Recreativa do Jardim Itu. Parabéns a todos os formandos. Congratulações  à direção e aos professores do referido estabelecimento de ensino, pelo brilhantismo, ordem e disciplina na organização dessa cerimônia.
Magda e Lúcia





Luiz Antonio - Lúcia - Magda - Augusto

Antonio-Lúcia-Gladys
Lúcia "diplomada e juramentada"
Lúcia, a oradora
Augusto, o aprendiz, por enquanto!...

=L=L=L=L=L=L=L=L=L=L=L=L=L=

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Formatura

=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f


Temos a satisfação de divulgar,  para conhecimento de todos os familiares, a formatura do nosso estimado sobrinho ARTÊNIO GRASSMANN MACHADO, ocorrida em 08.12.2012, no Seminário Teológico Batista do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. É ele o primeiro integrante da Família Oliveira a dedicar-se inteiramente ao serviço religioso.


Agradecimentos especiais ao casal Ermi Silveira Machado e Ione Grassmann Machado, pelo carinho, pela esmerada educação e pela formação cultural proporcionada  ao formando.

Ao jovem Pastor , nossos votos de um feliz ministério. Que Deus o  ilumine nas andanças que fará daqui por diante pelos campos de Seu domínio, em busca daquelas ovelhas  por ventura desgarradas do rebanho. Tua missão é de suma importância para a boa convivência humana. Seja feliz Artênio, encontre-as e mostre-lhes o verdadeiro caminho de retorno. 
Parabéns. Que Deus o abençoe.











=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=f=

sábado, 8 de dezembro de 2012

Gente Nova na Família

=m=m=m=m=m=m=m=m=


Dia 8 de dezembro, um pouquinho antes do Natal, eis que acaba de chegar a última estrelinha que faltava para enfeitar a árvore genealógica de 2012 da Família Oliveira. É a linda Mariana, nascida hoje, filha do casal Aline e Leandro. 2º neto e 4º descendente da nossa querida sobrinha Ione; 4º bisneto e 16º descendente do casal José Luiz de Oliveira e Nery Ramos de Oliveira; 12º trineto e 104º descendente do casal Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, formado em 1921, em Santo Antonio da Patrulha. É tataraneta de Mariana Gomes de Oliveira, sendo, portanto, a terceira Mariana relacionada entre os nossos familiares.

Em nome dos ancestrais desaparecidos, quero dar as boas vindas a essa nova integrante dos Oliveiras, desejando tenha muita saúde, paz e tranquilidade, e que venha trazer só alegrias e felicidades a todos que a aguardavam. Seja bem vinda. Que Deus a abençoe.



=m=m=m=m=m=m=m=m=m=

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sendo Assim


=g=g=g=g=g=g=g=g=g=


O poema abaixo, intitulado Sendo Assim, é de autoria da querida neta Felícia de Oliveira Fleck, escrito aos quinze anos de idade:

SENDO ASSIM
Dor imensa, vida dura,
Solidão despedaçante,
Como é triste, noite escura,
Volta tudo a todo instante...

A cada momento,
Nova decepção,
Incontestável tormento,
Quanta desilusão!
As lembranças, torturantes,
Como pude acabar assim?
E os meus lábios lamuriantes
Por que tudo tem um fim?
Era tudo tão incrível,
Tão perfeito, irreal...
Hoje já é tão sofrível,
Tão sem graça, tão normal

E o pranto incessante
Não me permite esquecer
Um passado tão distante
Que não vai retroceder

Enfrentar a realidade,
Aprender a cuidar de mim,
Apenas saudável saudade,
         Só assim...

                  Felícia de Oliveira Fleck/1998

=g=g=g=g=g=g=g=g=g=g=






Novas Fotos

=x=x=x=x=x=x=x=x=x= Novas fotos do bisneto Francisco, na primeira semana de vida:
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gente Nova

Estamos noticiando com muita alegria o nascimento de nosso primeiro bisneto, nascido em 16.11.2012, na Maternidade do Hospital Universitário, em Florianópolis/SC. O garotão se chama FRANCISCO FLECK e chegou bem de saúde, pesando 4,09 kg e medindo 52,5 cms de altura. É o 1º filho do casal Amaro e Itamara; 1º neto de Silvia Maria de Oliveira e Luiz Fernando Fleck; 1º bisneto e 12º descendente do casal Antonio Luiz de Oliveira e Gladys Scaranto de Oliveira; 11º trineto e 103º descendente em linha reta do casal Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, formado em em 05.11.1921, em Santo Antonio da Patrulha/RS. É também o 8º trineto e o 36º descendente de Francisco Scaranto e Carmelina Signori Scaranto, casados em 28.03.1931, em Guaporé/RS . Seja bem vindo,querido Francisco. Que Deus o abençoe. Algumas fotos obtidas logo após ao parto:
Papai Amaro
Mamãe Itamara
Vovó Sílvia

sábado, 10 de novembro de 2012

Gente Nova

Noticiamos com muita alegria o nascimento da querida sobrinha Júlia, filha do casal Artênio e Luciana. A linda criança veio ao mundo na maternidade do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, em 09.11.2012, pesando 2,71 kgs. É a 3ª menina de nome Júlia na família, o 50° bisneto e o 102º descendente direto do casal Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, formado em 1921, em Santo Antonio da Patrulha. Seja bem vinda. Que Deus a abençoe e proteja.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alta Hospitalar

=8=8=8=8=8=8=8=8=8=8=8= Quase saindo do sufoco preocupante de 22 dias de Hospital Ernesto Dornelles, a fim de acompanhar o internamento de minha querida esposa Gladys, primeira e única namorada há quase sessenta anos. Deus permita, e Ele há de permitir, que voltemos amanhã para nosso rancho, o melhor lugar do mundo. Que assim seja. =8=8=8=8=8=8=8=8=8=8=8=

domingo, 23 de setembro de 2012

Aquele Abraço

=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x= Publicamos abaixo, com satisfação, algumas fotos do casal Mariana Oliveira e Ivo Campos,desfrutando no dia de hoje de um passeio pelas magníficas paisagens da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Nas fotos, detalhes da visita ao Cristo Redentor.
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fundo do Baú

=h=h=h=h=h=h=h=h=h=h=h

Mais algumas fotos retiradas do fundo baú, para recordar os bons tempos em que estive a serviço da TV Piratini, canal 5, emissora de televisão pertencente aos Diários e Emissoras Associados, pioneira no estado do Rio Grande do Sul, onde trabalhei de 1962 até 1968. Nas fotos aparecem alguns colegas, juntamente com parte do equipamento utilizado na época. Câmeras, monitores, etc, extremamente grandes e quentes por serem todos valvulados. Numa das fotos apareço junto ao equipamento de VT (video tape)novidade na ocasião, que necessitava de uma sala com ventilação especial, etc, etc, sendo o precursor dos vídeos cassetes, cds, dvs,tablets, e tantas outras tralhas modernas que hoje cabem na palma da mão, dispondo de som e imagem com qualidade infinitamente superior, sem falar na maior capacidade de armazenamento dos dados.
Vemos também meus familiares, esposa Gladys e os filhos Sílvia, Luiz e Márcia, que foram conhecer meu local de trabalho, percorrendo todas as dependências daquele "mundo-de-faz-de-contas" que constitui um estúdio de televisão.














sábado, 28 de julho de 2012

XI Encontro da Família Oliveira

=;=;=;=;=;=;=;=;=;=;=;=

Realizou-se no d
omingo
passado, 22 de julho, na sede da Associação Comunitária da localidade
de Esquina dos Morros, em Santo Antonio da Patrulha,
a XI Festa da Família
Oliveira, na qual estiveram presentes mais de setenta participantes.


Foi mais uma bela oportunidade de
confraternização dos integrantes diretos e indiretos do grupo familiar originado no ano de 19
21, por nossos progenitores - Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira -,
iniciado na Aldeia Velha, e hoje espalhado por vários municípios, até mesmo fora de nosso Estado, totalizando uma descendência de 101 pessoas, em linha reta, sendo
10 filhos, 32 netos, 49 bisnetos
e 10 trinetos.


Após uma rodada de
chimarrão,
muitos beijos e abra
ços a fim de amenizar um pouco
nossa saudade, saborea
mos um excelente almoço composto de variadas iguarias, servido por empre
sa de “buffet” local.


Seguiu-se o "sacrifício"
a que somos
submetidos anualmente, qual seja a tradicional degustação do festival
de guloseimas prepar
ado com o carinho especial de nossas queridas
ir
mãs e
sobrinhas, com direito, inclusive, a todos os “repetecos” que c
ada um dos "viventes" consiga consumir.


Mas, brincadeiras à parte, devemos exaltar
a q
ualidade da referida sobremesa, que, c
omo sempre, merece nota dez
, com louvor. Uma gostosura para ninguém botar defeito.


À tarde, logo depois de tirarmos
a “barriga
da miséria”, embarcamos com destino à sede do município,
n
uma excursão nostálgica de volta ao passado, em ônibus especialmente fretado para um roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade alta, onde
a maioria do casario original dos tempos de início do povoado, segue preservada para conhecimento das futuras gerações, resguardando
traços da
belíssima arquitetura
c
olonial
portuguesa, tombados como
patrimônio de real valor histórico.



Começamos pela escadaria de Santo Antonio, existente
na Rua Cel. José Maciel,
local em que foi erguido um grande oratório consagrado ao
santo padroeiro da cidade.



Ali
fizemos
uma reflexão sobre o progresso de
nossa família no decorrer de 91 anos de sua existência, à vista da igreja inaugurada sete anos após o casamento de nossos pais, e, na qual quase todos os descendentes de primeira geração receberam os sacramentos da religião católica, batismo e crisma.


Aproveitando a paisagem co
nvidativa para uma evocação
espiri
tual, fizemos uma oração em


















memória dos entes queridos
desap
arecidos, agradecendo
, também, pela feliz oportunidade de
estarmos mais uma vez reu
nidos nesse convívio fraternal.



Percorremos a seguir a tril
ha denominada
Caminhos
da Fé,
belíssima pas
sarela ladeada por
imagens
sacras, em meio a uma verdadeira floresta, raridade dificilmente encontrada em meio urbano nos dias atuais.



Lamentavelmente, nesse trajeto, é visível a depredação que vem sofrendo
os nichos envidraçados que abrigam
as imagens, já danificados em grande parte, pela praga de vândalos que infesta
hoje em dia
q
uase todas as cidades, cujo maior prazer é o de causar prejuízo aos monumentos públicos e outros bens da comunidade.
Não seria diferente em nossa amada terra.




Descendo a avenida principal, Borges de Medeiros, visitamos o Museu
Antropoló
gic
o Caldas Júnior, entidade presidida atualmente por nossa querida e



competente s
obrinha Isabel Cristina; “ A riqueza histórica e cultural desse
museu está no prédi
o que o abr
iga. Uma construção de estilo
colonial português, de
paredes externas extremamente grossas,
feitas com pedras
irregulares, barro e cal. Construída por volta de 1820, foi seu
proprietário o Alferes e
Vereador Francisco Xavier da Luz.
Como casa do Presidente da
Câma
ra de Vereadores hospedou o Imperador Don Pedro I, em 1826. Na década de 1870, foi moradia da família do Juiz Francisco Antônio Viera Caldas, ou Caldas Júnior,
fundador do Correio do Povo, que ali viveu dos 04 aos 12 anos de idade. Possui um variado acervo
e Arquivo
Histórico.
Eventualmente abriga exposições de artistas plásticos e artesãos.”

Outro detalhe
curioso dessa antiga
moradia que guarda
tantos objetos e documentos de inestimável valor histórico e cultural, é sua cobertura feita de telhas de barro grossas e irregulares, explicável, segundo consta, por terem sido “fabricadas nas coxas de escravos”, face à inexistência de formas adequadas na época. Há ainda, no pátio, com cerca de 20 metros
de altura, uma palmeira imperial que teria sido plantada pela comitiva do Imperador do Brasil, quando de sua passagem pela cidade.


Para encerrar a caminha
da, descemos até a Fonte Imperial, que se encontra em pleno funcionamento (acredito que sem utilidade prática no
momento, visto que a

cidade é abastecida pela Corsan) cuja obra teria sido ordenada por Don Pedro I; “Em 1826, o Imperador D. Pedro I, ao pernoitar em Santo Antônio da Patrulha tomou água do “ch
afariz” que abastecia a população. Preocupado com o sistema de abastecimento de á
gua da cidade, o Imperador autorizou a construção da Fonte. O monumento foi concluído em 1847. Nela, estão impre
ssas as armas do império, com a inscrição “Netuno Deus dos Mares”. Da boca de um rosto esculpido em pedra ferro, jorra água permanente. A Fonte Imperial é Patrimônio Histórico, reconhecido por lei
, como s
ímbolo da cidade. Em 27 de abril de 2005, uma das árvores da praça da fonte tombou e atingiu o monumento.” O estrago já foi recuperado, como se pode verificar.


Posteriormente, no retorno ao salão da festa, fomos brin
dados com um delicioso café da tarde, servido carinhosamente pelos anfitriões, a querida cunhada Nery, representando nosso amado e saudoso irmão José Luiz de Oliveira, acompanhada dos filhos, Cleni, I
one, Isabel e Luiz Fernando, genro Henrique e demais familiares. A todos, nosso sincero agradecimento.



Para o próximo ano, 2013, a organização do XII Encontro estará a cargo da família deixada pelo amado irmão – Vicente Luiz de Oliveira, nossa querida Nilda, auxiliada pelos filhos Serginho, Maria Angelina, Ronaldo, genros e noras, em data e local a serem definidos.

Obs: Algumas informações, colocadas entre aspas, bem como alguma ilustração fotográfica, foram extraídas do site da Prefeitura Municipal se Santo Antonio da Patrulha.

=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=