quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Porto Seguro


=0=0=0=0=0=0=0=0=0=0=0
(pórtico de entrada, clique na foto para aumentar tamanho de visualização))


No período de 22 a 29 de setembro último, visitamos (pela segunda vez) os principais pontos turísticos da cidade de Porto Seguro e arredores, na Bahia, região na qual teriam os descobridores de nosso país pisado o solo brasileiro, conforme consta da história.Participamos dos principais passeios, tanto pela parte histórica onde se acha o marco do descobrimento (foto),
e onde são preservadas muitas das antigas edificações, igreja, cadeia, etc. como também pelo centro de lazer Tôa-Tôa local em que acontecem grandes manifestações artísticas da cultura baiana, além do Arraial D’Ajuda (foto da Igreja N.S. da Ajuda),
com suas belíssimas praias e condomínios residenciais de alto luxo, reserva ecológica (tartarugas) e as falésias avermelhadas da praia do Taipe. Revimos o enorme comércio de artigos artesanais que existe por toda parte, especialmente na famosa Passarela do Álcool, que tem pouco de álcool e muito de quinquilharias, mas que ainda se constitui num ponto tradicional e quase obrigatório de desfile noturno dos visitantes.
Fomos também a Trancoso, cuja localidade mantém intacto o “quadrado” original, (fotos), que na verdade tem forma retangular, cercado de um casario geminado e bastante vistoso pelo colorido em tons vibrantes, onde teriam se agrupado os primeiros colonizadores. (foto de algumas casas)Referidos imóveis tem hoje valor astronomicamente alto (para mais de dois milhões), segundo dizem, sendo a maioria deles, no momento, de propriedade de famosas personalidades do mundo artístico e de grandes investidores de capitais, que transformam os fundos das casas em vivendas de alto luxo, conservando, entretanto, o estado original das fachadas, tendo em vista que são tombadas como patrimônio histórico nacional.
Existe ainda, bem conservada, a centenária igreja construída em honra a São João Batista (foto).
Imperdível é o percurso feito pelas cidades de Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália, incluindo a navegação entre os manguezais que margeiam o Rio João De Tiba (embarcados numa chalana (barco de fundo chato) de grande porte, para 260 passageiros), com muita festa a bordo, parada para banho de lama preta do próprio mangue, desembarque na Ilha do Sol para demonstração da caça do caranguejo, almoço, e etc. O roteiro segue ainda até a desembocadura do rio no oceano, o que acontece na praia de Santo André, lindo espetáculo, já que a imensa largura , naquele ponto, e com maré alta, torna difícil a percepção da linha divisória entre as águas de um e de outro. No final do dia, retorno a Porto Seguro.

Agradecemos a amável companhia dos simpáticos casais Valdevino e Maria Onilda Girardi, de Caxias do Sul, André e Marisa Elwanger, de Candelária e das queridas amigas Neiva e Elza, de Porto Alegre, com os quais tivemos maiores afinidades nessa viagem. Com a permissão dos mesmos, publicamos abaixo as fotos do grupo:
Abaixo, vistas gerais da cidade, tomadas no regresso, logo após a decolagem da areonave:
=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=

Nenhum comentário:

Postar um comentário