quarta-feira, 2 de março de 2011

Nota de Falecimento

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Noticiamos com profunda tristeza o desaparecimento de um marco centenário da nossa família, ou melhor, o último que ainda se mantinha de pé, sendo um monumento vivo que representava o derradeiro elo de ligação entre a atual geração da família Oliveira e seus ancestrais. Trata-se do falecimento da querida Tia Eponina (Puna), ocorrido ontem, por volta das dezoito horas, na cidade de Santo Antonio da Patrulha. O enterro aconteceu hoje no Cemitério Municipal daquela cidade, com grande acompanhamento, além da presença de todos os familiares.
A extinta contava com 106 anos de idade, completados em 10.12.2010, e era viúva de Valdevino Ramos (Tio Vino), com quem viveu por mais de quarenta anos, deixando uma prole de nove filhos e numerosa quantidade de netos, bisnetos e trinetos.
Foi pessoa que muito trabalhou para criar os filhos, sempre amável e carinhosa com todos, inclusive para com os sobrinhos, que, como nós, muito a estimávamos, pela atenção que dispensava àquela "piazada" do meu tempo, que se reunia para brincar na sombra de uma grande figueira que existia na frente de sua residência na Aldeia Velha.
Em conversa com alguns dos familiares que ultimamente estiveram mais próximos a ela, soubemos que, embora tivesse ultrapassado a barreira dos cem anos, nunca teria padecido de qualquer sofrimento que exigisse o uso de medicamentos. Eventuais e raríssimas dores de cabeça eram males prontamente aliviados com qualquer chazinho caseiro.
Sua longevidade se deve à graça de Deus e aos extremos e carinhosos cuidados que recebeu dos filhos, especialmente do Luiz e da nora Maria, com os quais conviveu por muitos anos até o último momento. Das vezes que a visitamos, somos testemunhas do desvelo que tinha a Maria para com a sogra, no que diz respeito às atenções de que necessita uma pessoa idosa quanto a alimentação diferenciada, vestimenta, etc.
Descanse em paz, querida tia Puna.
Que Deus a tenha.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário