terça-feira, 15 de junho de 2010

Encontros da Família


Por iniciativa da nossa querida sobrinha Liani, a quem agradecemos, a família voltou a reunir-se sempre no mês de julho, anualmente, depois de passados quase cinco anos do falecimento da matriarca Angelina Luiz de Oliveira. Era ela quem motivava esse hábito familiar exercido em sua honra, por ocasião da data natalícia. De certa forma essa reunião serve ainda para relembrarmos seu aniversário, 15 de julho, ocasião em que gostava tanto de ver os filhos, filhas, genros, noras e netos confraternizarem ao seu redor. Eu mesmo, um tanto arredio a qualquer festejo, dava sempre meu apoio presencial e material para a realização daqueles eventos, enquanto esteve ela presente entre nós, o que aconteceu, para nossa alegria, até o último ano de sua existência.
Naquele tempo, ano de 1997, já bastante debilitada pela idade, recebeu nosso carinho em Canoas, na casa da filha Mariana, onde se achava no momento, conforme podemos ver na foto acima, em companhia dos filhos José, Sérgio e Antonio.
Hoje, após doze anos de seu passamento e com o acréscimo de mais vinte descendentes diretos, continuamos a nos encontrar regularmente, mostrando assim aos mais jovens, e, especialmente aos que não conheceram a Vovò Gila, a dimensão da importância que teve a presença dela para todos, não só por ter sido a responsável pela existência de cada um, como também pelo carinho e dignidade de uma verdadeira mãe dedicada inteiramente ao marido e ao filhos, merecendo, com certeza, nossa imorredoura gratidão. Saibam que aquela frágil senhora aos 50 anos perdeu o marido e assumiu a titularidade da família, conseguindo com suas próprias forças criar os quatro filhos menores que lhe restavam em casa (Mariana 15, João 12, Vicente 9 e Sérgio com 6 anos de idade), pouco dependendo dos demais filhos ausentes.
É nessa oportunidade que juntos rezarmos um padre-nosso e uma ave-maria dirigidos ao Soberano Mestre pedindo o descanso eterno do inesquecível casal Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, sem o qual nenhum de nós estaria presente a tal acontecimento.
O evento vem sendo organizado em sistema de rodízio entre os familiares descendentes de um dos filhos do casal original, mantendo-se, costumeiramente, a apresentação de um esmerado “buffet” de sobremesas “pra ninguém botar defeito” a cargo das queridas irmãs, cunhadas, sobrinhas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário