segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

BOAS FESTAS

=b=b=b=b=b=b=b=b
  

BOAS FESTAS

Final de dois mil e quinze
Começo de dezesseis
Vou desejar pra vocês
E para o resto do povo
Que venha esse Ano Novo
Com muita paz e amor
Trazendo prosperidade
Saúde e felicidade
Com as bênçãos do Criador.

Que o velhinho e bom Noel
Cumpra sempre seu papel
De renovar nas crianças
O sorriso da esperança
Além do que acima almejo;
Aos demais, filhos e netos
O melhor do meu afeto
Mais um carinhoso beijo.

        A.L.Oliveira-dez/2015

=b=b=b=b=b=b=b=b=b=b=

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

NOME DE RUA

=R=R=R=R=R=R=R=R

              Por feliz iniciativa do sobrinho Ronaldo junto à Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha, foi, pela Sra. Vereadora Glória Mariana Martins Terra,  apresentada a proposição abaixo, já aprovada, que concede justa homenagem ao nosso saudoso irmão Vicente Luiz de Oliveira: 



Projeto de Lei nº: 307/2014 - De autoria da Vereadora Glória Mariana Martins Terra - PTB. Dá denominação a uma Rua nesta Cidade e dá outras providências. Fica denominada de Rua “VICENTE LUÍZ DE OLIVEIRA (VICENTE BOEIRA)”, a Rua 03, do Loteamento Jardim do Valle, trecho que inicia no cunhal da Rua 01, totalizando aproximadamente 942,74m2. Com parecer das Comissões. Aprovado por unanimidade.         


              Em nome da Família Oliveira e do meu próprio, quero agradecer os bons ofícios da ilustre vereadora Glória Mariana, que aceitou e deu provimento ao pleito, fazendo com que a vontade  dos familiares, e

certamente, de todos os amigos e conhecidos do Vicente, se tornasse realidade através de um instrumento legal sancionado pela municipalidade da terra que tanto amava.

             Obrigado Ronaldo, leve à prezada representante do povo o reconhecimento e o respeito de todos nós.



              Para complementar a informação, transcrevo abaixo a biografia do nosso amado irmão, escrita e apresentada por seu filho Ronaldo, entre outros documentos que serviram para embasar o projeto de lei patrocinado pela ilustre vereadora Glória Mariana Martins Terra. O expediente tomou o número 307/2014 e foi aprovado pela unanimidade dos integrantes da Câmara Municipal de Santo Antonio da Patrulha, aos quais agradecemos:


 BIOGRAFIA


VICENTE LUÍZ DE OLIVEIRA, também conhecido como Vicente “Boeira”, apelido da família Oliveira da Aldeia Velha, nasceu em 21 de Janeiro de 1941, na localidade de Aldeia Velha, 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha.
Filho de Adelino Gomes de Oliveira (o Loca Boeira) e Angelina Luíz dos Santos (Dona Gila), casou-se com Nilda dos Santos Oliveira em 22 de Novembro de 1969 na Igreja Matriz desta cidade, deste casamento teve três filhos, e durou por 23 anos até o seu falecimento aos 52 anos de idade em 30 de Setembro de 1993.
Homem de pouca instrução escolar, mas de muita sabedoria, estudou até a 4ª Série do 1º Grau na Escola Estadual de Aldeia Velha, localidade onde nasceu, cresceu, constituiu sua família e viveu até próximo à data de sua partida, quando havia mudado para a localidade de Barro Vermelho.
Católico por toda a sua existência, quando criança (dos 9 aos 14 anos de idade) arrecadou fundos voltados a igreja matriz. Ao acompanhar a visitação com a bandeira do divino, nas residências da cidade, tocava um pandeiro para anunciar a visita.
Era um homem muito simples e marcado pela conduta de honestidade e caráter. Vicente era muito popular e conhecido, bem como querido por todos os seus conterrâneos. Era lembrado por sua viola, que o acompanhava nas serenatas, bailes, aniversários e Ternos de Reis.
Quando jovem, na década de 1960, apresentava-se ao vivo num programa transmitido pela Rádio Sulina, atual Rádio Itapuí, aos domingos de manhã, juntamente com seu amigo e parceiro de viola, Sr. Valdir (pai da Naira da Farmácia Garban) que formavam uma dupla.
Paralelo a isso, dedicava-se a agricultura e posteriormente contribuiu para a economia do município, na década de 1970, com sua grande plantação de cana-de-açúcar que fornecia para a Agasa.
Após essa fase, ocupou-se com a extração de pedra grês, no final dos anos 70 até o final da década de 1980, quando fora fornecedor do ex-vereador Angelino Costa que atendia a região vendendo blocos.
Sua força de trabalho foi interrompida com o advento do agravo de sua enfermidade que durou por pouco mais de 5 anos, quando essa batalha foi perdida (1993).
Na atividade de extração de pedras, ficou Serginho, o filho mais velho, e Carlos Nascimento, seu genro, que hoje fornecem o produto na região e litoral norte.
          Vicente, deixou sua esposa, Nilda (agricultora – aposentada) e três filhos, Serginho (já citado), Maria Angelina – Técnica Previdenciária (INSS Santo Antônio) e Ronaldo – Contador do NC Contábil.
          Sua vida foi guiada pelo otimismo, pela alegria, pela facilidade de tornar momentos simples em especiais. Repudiava pensamentos negativos e não gostava de pessoas que viviam queixando-se de seus problemas.


Autoria:
Ronaldo dos Santos Oliveira
Filho
Março/2014


=R=R=R=R=R=R=R=R=R=R  

COLÉGIO SANTA TERESINHA

=S=S=S=S=S=S=S=S=S


COLÈGIO SANTA TERESINHA - 75 ANOS
 

Na noite de 03 de outubro corrente, tive a felicidade de assistir parte das festividades comemorativas aos 75 anos de fundação de uma entidade que vi nascer, e, que vem formando gerações de conterrâneos, desde o ano de 1940. Trata-se  do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Santo Antonio da Patrulha.

A satisfação se torna ainda bem mais expressiva, pelo fato de ver meus amados sobrinhos  Júlia (7 anos) caracterizada como Santa Teresinha,  e Lucas(4 anos), vestido como anjinho, à frente da procissão que conduziu a imagem da santa até ao altar da igreja matriz de Santo Antonio, sob uma chuva de pétalas de rosas vermelhas. Ali foi oficiada a missa festiva.

As lindas crianças são filhas do casal Maria Angelina e Carlos Nascimento e  netas do meu saudoso e querido irmão Vicente Luiz de Oliveira.

A seguir foi realizado um jantar-baile nas dependências do salão paroquial, com grande afluência de público, onde se fizeram mais homenagens pelo transcurso do aniversário do estabelecimento de ensino. Tive a satisfação também de encontrar nos antigos álbuns ali expostos a imagem de uma figura muita venerada por mim, sendo um dos fundadores principais dessa magnífica obra, cuja foto divulgo com carinho, já que foi este o religioso que me batizou no ano de 1933. Refiro-me ao saudoso Padre Padre Wunibaldo Backes, vigário da paróquia de Santo Antônio, naquela época. Já faz um tempinho, pra não dizer um tempão...
=S=S=S=S=S=S=S=S=S=S

 

 

 



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GENTE NOVA NA FAMÍLIA

=O=O=O=O=O=O=O=O=

 
Mais um lindo garotão chegou para alegrar nossa família. Trata-se do OLIVER, segundo filho do casal Carolina/Alexandre, segundo neto do casal Elaine/Issa, 14º neto e 28º descendente do casal Mariana/Ivo, 53° bisneto e 109° descendente direto do casal Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, fundadores da Família Oliveira, em Santo Antônio da Patrulha, no ano de 1921.
Segundo informa jovem vovó-coruja, nossa querida Elaine, o netinho, que desembarcou no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, às 10h04min do dia 13.09.2015, é muito lindo, o que concordamos plenamente.
Seja bem vindo querido Oliver, que Deus o abençoe e te conceda saúde, força e vigor.
Parabéns aos felizes papais e ao maninho Gael, que agora terá um novo companheiro para suas brincadeiras. Sejam felizes.
 
=O=O=O=O=O=O=O=O=O=O=

CORAL VOZES DA ALDEIA

=A=A=A=A=A=A=A=A=A=A=




Em 22 de agosto último, participamos de jantar-dançante realizado na sede da Comunidade Santa Luzia, em Gravataí, como parte das festividades comemorativa ao décimo aniversário de existência do Coral Vozes da Aldeia, criado e dirigido pelo competente maestro Eduardo Rocha, que conseguiu harmonizar as vozes de tantas pessoas, na maioria senhoras, algumas já na terceira idade.
Neste evento, logo após o reconhecimento do poder público, através de ato da Câmara de Vereadores da cidade, foram reunidos todos os integrantes do grupo, acompanhados de familiares e amigos para, em belíssima confraternização, receberem do maestro não só o elogio pelo esforço de cada um, como também um pequeno troféu atestando o valor de sua participação, para que o Coral obtivesse o sucesso que vem alcançando nas apresentações que faz para a comunidade.
Nas fotos, minhas irmãs Maria e Mariana, também homenageadas como participantes, desde o início.
Parabéns a todos. Vida longa a esse Coral.  

=A=A=A=A=A=A=A=A=A=A=A=

domingo, 16 de agosto de 2015

Casamento Luan/Amanda

=w=w=w=w=w=w=w=w=w=



                           Noticiamos, com grande alegria, o enlace matrimonial do estimado sobrinho LUAN, filho de Edmirson Nunes dos Santos e Leila de Oliveira Santos, com a jovem AMANDA, filha de Valdir Costa Vargas e Mareni J. Vidal dos Santos, todos naturais de Santo Antonio da Patrulha.
                            O ato civil teve lugar no Juizado de Paz, na data de sexta-feira última, dia 15 de agosto.




                             O casamento religioso aconteceu ontem, sábado, em solenidade realizada na Igreja Evangélica Betel de Santo Antonio da Patrulha. A cerimônia  conduzida pelo Pastor Zaqueu, foi testemunhada por vinte e quatro casais, e, assistida pelos familiares de ambos os lados, além de numerosa presença de amigos dos noivos.
                               Os recém casados recepcionaram os convidados, mais de uma centena, em belíssima festa, impecavelmente organizada, até os mínimos detalhes, nas dependências do Salão Silva Eventos, de onde todos saíram satisfeitos.

                                Parabéns aos queridos sobrinhos Luan e Amanda. Que Deus os abençoe, fazendo com que essa união seja de muita felicidade, saúde, paz e harmonia para todo o sempre.




























































=w=w=w=w=w=w=w=w=w=

sábado, 1 de agosto de 2015

XIV FESTA DA FAMÍLIA OLIVEIRA

=G=G=G=G=G=G=G=G=G=G=G=


    


 Domingo último, dia 26 de julho de 2015, realizamos mais um encontro da Família Oliveira, originada do enlace matrimonial de Adelino Gomes de Oliveira e Angelina Luiz de Oliveira, celebrado em novembro de 1921, na igreja matriz de Santo Antonio da Patrulha, portanto, há 94 anos. Estamos atingindo a marca da décima quarta edição dessas reuniões, em sua segunda fase,  iniciada em 2002 no salão comunitário de Barro Vermelho, em Santo Antonio, cinco anos após o falecimento de nossa querida mãe Angelina.
     
Na verdade, o que houve em 2002 foi um reinício desses festejos, por iniciativa da amada sobrinha Liane, que, com toda sua emotividade, externou-me a falta que sentia daquele convívio com os tios, tias e primos, que acontecia em vida da vovó Gila, anualmente, em 15 de julho, data em que comemorava seu aniversário.
    Assim, graças à sugestão da Liane e a colaboração de todos os demais familiares é que o Encontro de Primos e Agregados foi recolocado no calendário anual de eventos da Família Oliveira. 


O modelo atual para manter-se acesa essa chama é o sistema de rodízio, cabendo sempre a uma das famílias remanescentes da primeira geração, por seus descendentes, o encargo da organização da festividade  a ser realizada no ano seguinte. 

   



Nesta oportunidade, e, pela segunda vez, o evento aconteceu nas magníficas dependências do Parque Temático da Guarda, na abençoada terra de origem do casal.  Beleza de local, pena que não houvesse  melhor oportunidade para desfrutarmos  integralmente de todos os atrativos que estiveram à nossa disposição das 10 às 18 hrs, face a instabilidade climática reinante na ocasião, quando predominou um chuvisqueiro intermitente na maior parte do dia, contrariando todas as previsões oficiais.
Mesmo assim, foi algo gratificante para os organizadores da festa, o fato de contabilizarem a presença de mais de setenta participantes, prova de que nossa família permanece unida e forte, preservando, ainda, seus valores originais, certamente como teriam planejado nossos antepassados. A todos, os mais sinceros agradecimentos. Que Deus os abençoe.















Os convidados foram recepcio

nados no horário de 10 às 11h30min., seguindo-se pequena cerimônia de cunho espiritual a fim de reverenciarmos a passagem de nossos ancestrais, irmãos, cunhados e demais pessoas que colaboraram decisivamente para o crescimento desse grande grupo familiar.  Por exemplo, nenhum de nós estaria aqui hoje, não houvesse existido um senhor chamado Loca Boeira e uma senhora chamada Gila. Restam ainda os que vieram, ou deixaram de vir, em razão da existência de José Luiz de Oliveira, Alberto Luiz de Oliveira, Lidio José Bernardes, Oliveiros Luiz Gomes, Gladys Scaranto de Oliveira, João Francisco de Oliveira e Vicente Luiz de Oliveira. A todos eles, nosso preito de saudades e de respeito vai na forma de uma corrente de oração, de mãos dadas, elevando nosso pensamento  a Deus, Todo Poderoso, para pedirmos, em conjunto, uma proteção especial às suas almas . Que descansem em Paz.
A nosso encargo esteve singela narrativa, elencando algumas reminiscências sobre a origem, a composição e a importância das demais pessoas que se agregaram aos descendentes diretos, trazendo sangue novo, além da introdução de novas e modernas culturas ao antigo clã.
A elas devemos a prosperidade genealógica da Família Oliveira ao longo dos anos, contabilizando hoje, já na quarta geração, a soma de 108 descendentes diretos.
Em termos de novidades, ou de boas-novas, como queiram, tivemos a satisfação de anunciar: 1.  A encomenda do 109ª descendente direto, Oliver, segundo filho do casal Carol/Alexandre, com desembarque da “nave mãe” esperado para breve. Seja bem vindo garotão. 2. casamento do Luan com a linda menina Amanda Vidal.



 Sejam felizes, meus jovens . 3 - apresentação da querida sobrinha Samanda, integrada à nossa família em 2014, em virtude do casamento com Ronaldo..




Que Deus abençoe a esses novos atletas que agora passam a jogar oficialmente em nosso time, com ficha assinada e tudo o mais: Oliver, Amanda e Samanda. Que vençam todas.

l

Pelos queridos sobrinhos Ronaldo e Maria Angelina, foi reapresentada uma compilação de fotos acompanhada de primoroso e emocionante texto, sintetizando perfeitamente, em pouco mais de dez minutos, os ideais de honradez, trabalho e dedicação a que se propôs o casal Adelino e Angelina, para, em demonstrando seus princípios, fixarem os valores característicos que acompanham esta família desde o nascimento. Em nome daquelas raízes, já que somos remanescentes da primeira geração, recebemos e agradecemos a carinhosa homenagem.
Considerando que na mesma data, 26 de julho, também se comemorava o Dia dos Avós, todos os vovôs e vovós presentes, que não eram  poucos, foram agraciados com a “oração dos avós”, recitada pela neta Felícia. A lembrança foi da Maria Angelina. Obrigado pelo carinho das amadas meninas.
Ao meio-dia e meia foi servido o almoço, composto de excelente e variado cardápio, caprichosamente elaborado sob supervisão da competente “chef” Marisa, que comanda o departamento de gastronomia do local.
À tarde, por volta de l6 hrs, após algumas tentativas de enganar a chuva e praticar pequenos passeios pelos aprazíveis caminhos do parque, passamos a degustar um revigorante e gostoso chazinho de maçã com canela, daqueles que curam até mau olhado, acompanhado, agora sim, das tradicionais gostosuras que só as nossas queridas representantes femininas sabem fazer, e, escondem a receita. Embora a relação dos ingredientes seja guardada a sete chaves, sabe-se que além das porções de farinha e açúcar, são colocadas, também, generosas pitadas de amor e carinho. Daí o sabor inconfundível.
Pelo capricho e o tempero especial na feitura do chá, preparado na hora e servido ainda fumegante, responde a nossa querida irmã Nilda. Excelente. À todas elas, vai o carinho e o agradecimento deste mano mais velho, e, com certeza, do resto da família.

Até a próxima minha gente. O XV Encontro deverá ocorrer em 2016, tendo por local a sede da Estância Província de São Pedro, em Gravataí, segundo informa a estimada sobrinha Maria Bernadete, em nome da Família Bernardes, sorteada para promover a festividade.
Bye, bye.
















=G=G=G=G=G=G=G=G=G=G=G